Diário de Viagem: Trancoso / Arraial D´Ajuda - Bahia

Entao gente, como muitos sabem ou perceberam pelo sumiço, hehe, eu estava de férias.
Fomos visitar nossa família em SC e ficamos lá 2 semanas e na ultima resolvemos ir para Bahia, que ainda não conhecíamos...

Escolhemos como destino Trancoso...

Como sempre, gosto de registrar minhas viagens aqui, com fotos e lugares que fui até para um arquivo meu, espero que curtam...

TRANCOSO

Para chegar em Trancoso de SP você tem que pegar voo até Porto Seguro, que é 1:40de voo, super perto!
E chegando lá você vai de carro ate Trancoso que dá mais ou menos 1hora.
Nós alugamos carro, o que eu acho que é meio que fundamental para ir para lá. Mas sei que tem pousadas que oferecem por um valor de R$ 150 o trecho.

Você tem que pegar uma balsa de Porto Seguro (o carro vai junto, hehe), que dá em Arraial e de lá parte  para Trancoso.A travessia é linda, olhem as fotos que tirei:

Travessia de Balsa de Porto Seguro para Arraial.
Estava um Final de tarde Lindo!

Travessia - do outro lado é Arraial D´Ajuda - bem pertinho de Porto Seguro, acho que a travessia dura uns 5 a 10min..

Aqui o Guigo tirou essa foto de mim durante
a travessia e eu adorei a cor da foto, hehe,
AMO essa cor de foto de final da tarde.

o legal da travessia é que você sai do carro
e fica só apreciando e pegando um ventinho.
 Muito gostoso.

Só para resumir os próximos capítulos do post:  o que se faz em Trancoso? Praia + Praia + Praia e a noite jantar em restaurantes charmosos no Quadrado (e caros).

Quadrado
Todo mundo quando fala em Trancoso fala em Quadrado, só que que nunca foi fica meio perdido porque não tem muita ideia do que é.
Pois entao vou explicar, hahaha!
 É um espaço onde não se pode passar de carro, é cheio de restaurantes, casinhas coloridas com lojas, algumas pousadas, ambulantes, no meio tem meio que um campinho onde os nativos jogam futebol e no final a igreja de Trancoso, super charmosa.

Achei uma foto que mostra do alto. Atrás de igreja tem uma vista linda para a praia. Vendo na foto não parece mas o quadrado fica bem acima da praia.

Quadrado visto de cima

Quadrado

Restaurantes charmosos - que a noite ficam a luz de velas
Foto que tirei da Igrejinha durante a noite - charme!!

Agora vou falar das praias de Trancoso

Dessas nós conhecemos:Nativos, Rio da Barra, Trancoso - praia central,
Espelho, Coqueiros, Rio Verde, e a cidadezinha de Caraiva,

Praia de Trancoso - em frente ao Quadrado
essa praia você pode ir a pé, é só descer uma rua perto da igreja que você chega lá...
Tem uns barzinhos com serviço de praia.
Dá para caminhar até outras praias mas a areia é bem fofa e grossa, o que dá uma leve irritada caminhando, hehehe...

Praia dos Nativos

A praia dos Nativos é onde tem a pousada top Estrela DÁgua e outras pousadas mais chiques de lá.
É perto do Quadrado, e se quiser dá para ir a pé pela praia - mas nós fomos de carro.
Quando fomos, passamos o dia na Estrela D´agua, mas tem também a Tangará, que é nova por lá.
Todos eles cobram um consumo por você usar as cadeiras de praias deles. Na estrela dágua era R$ 200,00 o casal.

Fotos que tirei de lá:

Praia dos Coqueiros e Rio Verde

Essa praia dos coqueiros é BEM turística, nem vale ir porque descem uns onibus da CVC, onde turistas vão passar o dia.
As duas são bem próximas, também dá para ir caminhando pela praia.
Na praia do Rio verde, que é a mais afastada, tem umas pousadas e uns clubes de praia que é possível passar o dia também.
Nós nem paramos, conhecemos e voltamos.

Lá vimos uns golfinhos...

Praia do Rio Verde

Praia do Espelho

Boooom, haha, essa paraia é muito famosa e todos acham ela linda. Ate ai tudo bem, o problema é chegar lá...
Leva mais ou menos 1 hora de carro em estrada de barro, cheia de buracos e deserta, confesso que me deu um leve desespero do tipo "me tira daqui", haha. Porque junto com tudo isso é um calor - alugamos carro sem ar.

Seguem fotinhos que tirei:

Praia do Espelho

Fiz um vídeo de lá também:

Dizem que ela é muito linda quando esta com maré baixa, pois formam umas piscinas naturais.

Caraíva
Ir para Caraiva é meio que o mesmo caminho para ir para Praia do Espelho, só que é mais longe. Caraiva é uma vila mais afastada e super preservada.
Só que, é muito longeee, no meio do caminho tambem dá um leve desespero. #calor.

Mas no fim valeu. Dizem que é muito legal passar a noite lá, pois a noite só as pousadas ficam com luz, entao dizem que é lindo olhar para o céu.

Bom, vamos as fotos:
Do outro lado é a caraiva nova - tem que atravessar o rio de barquinho. R$ 10,00 por pessoa.

Vila de Caraiva nova

Caraiva

Rio de Caraiva

Aqui é o Rio que tem em caraiva.

Praia do Rio da Barra
Eu adorei essa praia - tem um riozinho do lado, que na foto nao da para ver. Para chegar aqui você tem que entrar por uma pousada Rio da Barra (ou se quiser ir caminhando do quadrado tambem dá, mas deve dar 1hora e meia, eu acho.
Nós fomos de carro e acho que deu uns 15min,
Rio da Barra

Restaurantes  em Trancoso

Restaurante que conhecemos:

1. Cantinho Doce -  Comida Típica. End.: Praça São João, Quadrado. Tel.: (73) 3668-1410 (comemos um bobó de camarão lá muito bom)
  2. Cacau -  Comida Baiana. End.: Praça São João, Quadrado. Tel.: (73) 3668-1122
  3. Restaurante da Pousada Estrela D´Agua - tambem comemos muito bem lá.
  4. Pizzaria Maritaca - falaram tanto que era perfeita que achei BEM normal -  Rua Telégrafo, 388  Trancoso -
    (0xx)73 3668-1258
  5. Pizzaria Timbó-  fica no quadrado- comemos uma pizza de queijo brie e gostamos bastante.
  6. El Gordo - a vista da pousada é maravilhosa, vale ir final da tarde
  7. Restaurante Silvana & Cia - fica no quadrado - nos falaram que a moqueca de lá era boa - mas achamos bem sem graça, nao voltaria, apesar de o restaurante ser bem charmosinho. (0xx)73 3668-1049
* Capim Santo - A nossa pousada tem restaurante e acabamos nao comendo la mas todo mundo elogia -

* Outra observação: comemos na praia uma empada maravilhosa, de um cara que faz e vende - chamada de "Empadas Trancoso". vale a pena para matar a fome, muito gostosa.

Nossa pousada em Trancoso - Capim Santo

Adoraaamos a nossa pousada.
Ficamos na Capim Santo . O quarto é muito charmoso e o café da manha excelente!!
Nosso quarto na pousada
A cama, bem romântica, hehe
Cafe da manha da pousada - muito bom.

O kit que ganhamos - tudo com aroma de Capim Santo.

Arraial D´Ajuda

Já cansados de praia resolvemos conhecer Arraial DÁjuda e pegamos um Hotel chamado Eco Resort Arraial D´Ajuda. - fomos para dormir 1 noite já que no outro dia era o dia de voltar para SP.
Simplesmente adoramos - vista linda - pois você vê de um lado o Rio e de outro o mar.

Hotel Eco Resort Arriaal D´Ajuda

Imagino que seja perfeito para quem vai viajar com crianças - pois é do lado de Porto Seguro e tem toda a estrutura.
Fpra que o Resort tem um parque aquático que da entrada de graça para hóspedes. (vou falar baixinho, mas eu e o Guigo fomos, hahahaha)

Algumas fotinhos que tirei de lá:

Para verem um pouco do clima da piscina fiz um vídeo:
(a piscina tava decorada para a festa de Iemanjá  -que foi um  sarro, logo mais um vídeo)

Filmei também a comemoração a iemanjá que teve no Hotel , foi um sarro e legal. Todos os hospedes receberam flores para colocar no barquinho. Ri muito. Olhem uma "Iemanjá" dançando...
Nesse vídeo da para ver a praia e o mar que lindo que é lá de frente ao Hotel de Arraial.

Esse final da tarde aqui foi um espetáculo, hehe, Muito gostoso e de muita paz!!!
Vista do Rio, do outro lado é Porto seguro

*uma observacao: hoje em dia iria para Trancoso na época do reveillon, que é mais agitada, porque fora disso é beeem tranquilo, até demais, hehehe!

Sei que esse post ficou gigante mas espero que tenham curtido e quem não conhecia Trancoso espero que tenham conhecido um pouco comigo também...