Um passeio por Urussanga e Serra Catarinense...

Esse final de semana fizemos um passeio muito gostoso...

Fomos para a Serra Catarinense, pegar frio!!! hehe

No caminho paramos para almoçar em Urussanga, a cidade da minha mãe.

Urussanga no mapa de Santa Catarina.

Foi MUITO legal. Vimos as irmãs da minha vó, passeamos por lá, recordamos momentos e nos emocionamos demais. Foi especial.

Pude conhecer por dentro a igreja de Urussanga, nossa que igreja mais linda. Ela fica bem na pracinha central, em uma parte mais elevada.
E por dentro é maravilhosa, super bem cuidada. A pintura dentro dela é linda demais. AMEI!!!

É nessa igreja que está umas das 3 réplicas de "La Pietá" pelo mundo, que foi dado de presente pelo papa para Urussanga pelos 100 anos de imigração Italiana...

Lá em Urussanga, passamos também pela Vinícola da prima da minha mãe, a Vinícola Mazon.
É na região de Urussanga que é plantada a uva Goethe. Lá na pousada amei um vinho branco dessa uva, o Lieblich.
Adorei que eles tem a versão caixa (que tem uma torneirinha plastica), que da para colocar na geladeira e ir pegando. A caixa equivale a umas 4 garrafas. (tem uma foto da caixa la foto acima, a ultima foto).

Saimos bem alegres de lá depois da degustação, hehe!!!

A Vinicola tem pousada também. Queríamos muito dormir la mas nao tinha mais lugar.

Então fomos dormir na Serra, o que foi muito legal. Ja tinha ido quando era muito pequena e confesso que não tinha boas recordações da Serra do Rio do Rastro. Lembro que eu enjoei demais, haha.
Essa vez foi muito diferente, Foi divertido porque o medo que eu senti não dá para explicar. Eu e minha mae só riamos de tão nervosas e o Guigo e meu pai querendo parar em cada mirante.
É MUITO alto.
Eu mal conseguia olhar para o lado. Mas adorei, é lindo demais ver la debaixo onde você vai e depois ver la do alto o tanto que você subiu em aprox. 30 min.

Serra do Rio do Rastro
Quando você finalmente chega lá encima da uma felicidade, hehehe... E o mais lindo é o mirante que tem lá...Muito legal.
Ao chegar no topo da serra você está em Bom Jardim da Serra, um dos pontos mais altos do estado de SC, e fica entre São Joaquim e Lauro Miller.

Mirante da Serra do Rio do Rastro
Bom Jardim da Serra tem muita plantanção de Maçã e antigamente era passagem dos tropeiros que iam do Sul do Pais para SP. Eles desciam a Serra do Rio do Rastro a cavalo e levavam de 2 a 5 dias, imagino o quanto era perigoso.
Muitos morriam.

Durante a subida eu só pensava como construiram aquela estrada.
Meu Vó e minha Vó foram na inauguração, inclusive, minha mãe contou, que minha Vó chegou a desmaiar de tanto medo, hahaha!!!

Bem em frente ao mirante tem a Pousada Rio do Rastro Eco Resort. Bem bonitinha só que um pouco mais cara. As diárias são a partir de R$ 800 o casal, mas já tem todas as refeições inclusas.
Quando fomos ela estava lotada mas deu para visitar.

Rio do Rastro Eco Resort - Rodovia SC 438 - KM 130
(em frente ao Mirante da Serra do Rio do Rastro)
Bom Jardim da Serra/SC Serra Catarinense - CEP: 88640-000
Telefones : (48) 9931-6100/ 9985-3253
Telefones : (49) 9112-0073/ 9112-0074

Email Reservas: www.riodorastro.com.br
MSN Reservas: riodorastro.rsv@hotmail.com



Ah, quem chega para o almoço, que não foi o nosso caso pois almoçamos em Urussanga, tem duas churrascarias lá no alto da Serra.
Churrascaria Tropeiro, que minha tia recomendou muito, e a churrascaria Cascata.


De lá fomos para a nossa pousada, o Hotel Fazenda Rota dos Canions. Diária de R$ 400,00 (com café da tarde e café da manhã inclusos).
O quarto é bem amplo e o clima é bem familiar. O dono estava sempre lá e já no cafe da tarde parece que todos se conheciam, hehe...
O quarto tem aquecedor e não passamos nada de frio durante a noite, que registrou, segundo o site G1, -5,7 graus negativos, o mais baixo da região naquela noite. Pare terem uma idéia em São Joaquim deu -1. Achei o máximo que o "nosso" local ganhou de todos, hehehe.

De noite não tem nada para fazer na região. O lance é ficar no seu Hotel, jantando por lá e tomando muito vinho.

O visual que se tinha do quarto de manhã era lindo...
A primeira foto tirei do quarto. Lindo né?
As demais da área externa do Hotel. geada no banco. 3 negativos as 7 da manhã e o vidro do carro com MT gelo.


Hotel Fazenda Rota dos Canions
Fones (49) 3232-0203 / 9171-3300
contato@hotelfazendarotadoscanions.com.br
http://www.hotelfazendarotadoscanions.com.br
 


No dia seguinte acordamos e fomos conhecer a Vinícola Villa Francioni, que fica em São Joaquim, uns 40 min do nosso Hotel.
Eles tem visitas ao local com horário agendado, custa R$ 30,00 por pessoa, que depois você pode revertar em bônus para comprar vinho.

Olha, que capricho essa Villa Francioni, que é da Família Freitas. É tudo muito lindo lá dentro. Investiram muito. Faz 8 anos que ela existe.
Vinicola construida em desníveis para facilitar o fluxo natural do vinho
                                                                     (foto internet Fabiana Sommelier)

Quando você chega para a visita eles passam um vídeo de 7 min sobre a Vinicola, a sala é toda fechada. E assim que termina a apresentação todas as janelas laterais se abrem e você vê as áreas de produção do Vinho. Chega a arrepiar, eu adorei e meus pais até se emocionaram, haha...

1. geral dos vinhedos
2. vinhedos protegidos por uma tela conta granizo
3. sala de apresentacao onde as janelas abrem para as dependências da vinícola.
No final da visita tem a degustação dos vinhos. Os vinhos não são tão baratos. São a partir de R$ 40,00.
Eu adorei o Rosé, foi o que acabamos levando, até porque minha mãe disse que ele é bem conhecido.
Eu e minha mãe na degustacao dos vinhos. O visual da sala de desgustacao é lindo tb.
Tem uma outra vinícola lá em São Joaquim, onde o espumante deles é conhecido, a Vinícola Pericó, mas eles não tem visita na Vinícola só um showroom no centro de São Joaquim, onde contam a história e etc.
A Vinicolá Pericó é da Familia Weege, da Malwe Malhas, de Jaraguá.


Na volta fomos por uma estrada diferente da vinda, passamos por Urubici e chegamos na BR por Santo Amaro da Imperatriz. Foi mais cansativo porque a estrada é longa e cheia de curvas...apesar de ter um visual lindo também...


Foi isso...um final de semana gostoso... daqueles que valeu muito a pena e vai ficar marcado!!!!


Uma boa semana para vocês...
às 10:51
| Categorias: ,

4 comentários:


Tricô meu Tricô disse...

Oi Ju,


Adooorei seu passeio, muito vinho, frio e pessoas queridas que deixaram tudo mais aconchegante.
Moro em Criciúma, e já morei em Lages, fui pra lá em janeiro de 2003 qdo assumi a vaga no Banco do Brasil como escriturária e ver você contando sobre os lugares e suas histórias me fizeram voltar um pouco no tempo e relembrar que acompanhei a construção da Vinícola Villa Francioni, lembrei que enquanto morei em Lages eu descia a serra quase todos os finais de semana, de ônibus (que medooo),algumas vezes com uma colega do banco e sua família e vinha a Criciúma visitar a minha família,isso foi durante um ano e meio, porque depois me transferi pra Florianópolis ( e aí já são outras lembranças).
Experiência que a gente leva pra toda a vida!!
Claro que já voltei a Lages,outras vezes, durante as Festas o Pinhão (vale a pena), subindo essa serra que possui uma paisagem maravilhosa, e também curti aquele termômetro negativo, aquele friooooo...

Mas sabe que também me lembro da serra qdo eu era ainda pequena que subi com os meus pais, meu irmão menor e com o meu nono, era tudo estrada de chão e ver que hj é tão iluminada e asfaltada.
Ia me esquecendo, já não trabalho mais no banco faz uns 5 anos...
Sem dúvida Ju, seu passeio foi maravilhoso!!
Fique com água na boca vendo com vontade de apreciar esses deliciosos vinhos, hummmmmmm!!
Bjus
E, uma boa semana!!
Carla

Juliana Bley disse...

Oie Carla!!! Nossa, adorei seu comentário!!! O mais legal de dividirmos nossas experiencias é ter essa troca...
Nem nos conhecemos mas já vimos que temos algo em comum, historias marcantes nessa regiao, hehe!!!
Muito obrigada por deixar teu comentario.
Amei!!!
Beijao, JU

Gabi disse...

OLha Ju, também fiz um post sobre a serra!
http://www.minhas3meninas.com.br/2012/04/passeios-com-as-criancas-serra.html
Beijosss
Gabi

Chris Schneider disse...

Adorei o post Ju!
Estou namorando de fazer um passeio pra esta região a um bom tempo já.
Boa semana! Bjinhos Chris

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Blog da Jú Bley © Copyright 2011