Hoje é dia de Santo Antônio

13 junho - Dia de Santo Antônio...adorooo!!!


Sabe que um pouco antes de conhecer o Guigo fui la na Igreja Santo Antônio em Floripa com minha mãe, ela queria me mostrar pois quando era jovem estudava no colégio ao lado e disse que sempre ia nesse igreja..
Eu que nem era tão devota de santo antonio pedi para minha mãe comprar um para mim para me dar. (dizem que você tem que ganhar um para dar sorte, nao pode comprar)...pois entao, assim que ganheir ele olhei beem para ele e pedi com muita fé um namorado bem querido para mim... hahaha.


Juro que em um menos de 01 mês eu conheci o Guigo...
Desde então amo o Santo Antonio. Tenho dois e até do meu chá de panela eles participaram, fazendo parte da decoração da mesa ao lado da fotinho do Guigo..
(para rever o post sobre meu chá de panela clique aqui )




Um pouco sobre Santo Antônio


" Conhecido como santo casamenteiro, Santo Antônio tem milhares de devotos espalhados pelo Brasil e também em Portugal. Seu dia é comemorado em 13 de junho, em meio às festas juninas, por isso Antônio é um dos santos mais lembrados nessas festas.


Normalmente, sua figura é representada carregando o menino Jesus em seus braços. Muitas mocinhas afoitas para encontrar um marido retiram o bebê dos braços do santo e prometem devolvê-lo depois de alcançarem seu pedido. Outras jovens colocam a imagem de cabeça para baixo e dizem que só mudam de posição quando Santo Antônio descolar um marido para elas. Essas simpatias geralmente são feitas na madrugada do dia 13.


Mas nem só de casamento vive o santo. Ele também é conhecido por ajudar as pessoas a encontrarem objetos. Em uma reza conhecida como "os responsos", o santo é invocado para achar coisas perdidas. Numa outra cerimônia, conhecida como trezena, os fiéis entoam cânticos, soltam fogos, e celebram comes e bebes e uma fogueira com o formato de um quadrado. Essa festança acontece de 1° a 13 de junho.


Ainda há um outro costume que é muito praticado pela Igreja e pelos fiéis. Todo o dia 13 de junho, as igrejas distribuem aos pobres os famosos pãezinhos de Santo Antônio. A tradição diz que esse alimento deve ser guardado dentro de uma lata de mantimento, para a garantia de que não faltará comida durante todo o ano." 
às 08:08

0 comentários:


Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Blog da Jú Bley © Copyright 2011