Porque 12 outubro é feriado?

Muitos devem fazer a mesmo pergunta, ou entao somente curtir o feriado e nem saber direito o porque dele.
Confesso que eu nunca sei, só comemoro.


Desta vez fui pesquisar o porque depois, de no sábado - dia 09, passar por vários romeiros que vi na Dutra, eram muitos grupos, tinha um carregando cruz,outros com camiseta de grupo, todos iguais, um vestido de papai noel...enfim, vários. Nunca tinha visto e fiquei bem curiosa para saber mais.


O que é Romeiro?

Segundo o Wikipedia, Romeiro é quem pratica a Romaria, que vem ser uma peregrinação religiosa feita por um grupo de pessoas a uma igreja ou local considerado santo, seja para pagar promessas, agradecer ou pedir graças, ou simplesmente por devoção, podendo ser feita a pé ou em veículos. Na Região Nordeste do Brasil é comum o uso de pau-de-arara para transportar romeiros.
O nome do termo é uma referência a Romasede da Igreja Católica Apostólica Romana, e por esse motivo é usada para classificar especialmente peregrinações católicas.
Romeiros na Rod. Dutra - SP

Bom, ali onde passávamos, era caminho para a cidade Aparecida, no estado de SP...cidade onde localiza-se o santuário de Nossa Senhora da Imaculada Conceição Aparecida,  título católico dedicado a Maria, mãe de Jesus de Nazaré.
E é nesse dia 12 outubro, que é comemorada a festa em homenagem à Nossa Senhora de Aparecida, a padroeira dos Católicos do Brasil.
Nossa Senhora Aparecida

Basílica de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida- SP

Basílica de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida- SP
Se alguem quiser saber mais sobre sua história, o melhor site que achei que falasse sobre esse tema foi:

E outra curiosidade, quando estava pesquisando sobre a Nossa Senhora Aparecida é que descobri que o dia das crianças,no Brasil, foi criado em 1955 por um executivo da fábrica de brinquedos Estrela. Os donos das outras fábricas de brinquedos e os lojistas gostaram tanto da idéia que promoveram a Semana da Criança.
E ele apenas escolheu esta data, coincidindo com a data de Nossa Senhora de Aparecida.


Na verdade acredito que ele escolheu um feriado, entre ferias de julho e natal, assim aumentando as vendas...

às 22:08
| Categorias:

1 comentário:


nossa senhora disse...

eu sou apaichonada pela a mossa senhora aparecida

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Blog da Jú Bley © Copyright 2011