Represa de Paraibúna - SP

Sábado conhecemos um lugar muito legal, que fica perto de São José dos Campos - SP...
Sabe quando tu vai sem saber para onde esta indo e se depara com algo que te surpreende?

Foi assim, estávamos voltando do litoral de SP pela Rodovia Tamoios, e sempre passávamos na estrada por Paraibuna, onde tem uma represa - durante  caminho consegue ver um pouco e sempre ficávamos curiosos.

Aí eu fui para a internet do celular e joguei "Represa de Paraibuna".
Logo apareceu uma pousada e uma marina que ficava a poucos km de onde estávamos.

Na cara e coragem, hehe, fomos....e que surpresa boa a primeira paisagem que vimos depois de uns minutinhos por uma estrada de barro:

Para entender um pouco mais sobre a importância da Represa de Paraibuna fui atrás do Wikipedia.

represa de Paraibuna é um importante reservatório de água localizada no Vale do Paraíba.
Foi idealizada na década de 1970, em função do elevado crescimento populacional e para o atendimento sócio-econômico regional. É utilizada para a geração de energia elétrica pela Usina Hidrelétrica de Paraibuna, sendo também chamada de represa da Companhia Energética de São Paulo (CESP). Mas a principal finalidade da represa de Paraibuna é regular a vazão do Rio Paraíba do Sul, responsável pelo fornecimento de água para várias cidades do Vale do Paraíba e do Estado do Rio de Janeiro.
represa de Paraibuna tem uma característica que a difere da maioria das represas existentes no país. Normalmente uma represa é feita pelo represamento de um rio, já a represa de Paraibuna foi contruída com represamento dos rios Paraibuna e Paraitinga, além de seus afluentes, rio Lourenço Velho e rio do Peixe. Quem passa pela SP-99 - Rodovia dos Tamoios em direção ao litoral, não pode imaginar o mar de água doce que está ao seu lado.
Apenas em quatro pontos, é possível se vislumbrar um pouco dessa água. Mas a realidade é que, adentrando pelo lago, sua extensão espanta. São tantas entradas de águas pelos grotões da serra que sua extensão chega a 760 km de perímetro e 204 ilhas nativas catalogadas. Por ser um paraíso de água limpa, a represa de Paraibuna que chegou a ganhar o referendo da Eco 92 como a represa mais bem conservada ecologicamente do Brasil. Para os praticantes de esportes aquáticos e pescadores, a represa de Paraibuna é um lugar ideal, além de ser também um paraíso para a prática do mountain bike, pois em meio a essa beleza encravada na Mata Atlântica existe um emaranhado de estradinhas de terra, algumas vezes sendo necessário fazer travessias de balsas, que unem uma cidade à outra ou formam circuitos para pedaladas das mais variadas opções.

Vista Aérea da Represa de Paraíbuna -
com suas 204 ilhas.
Bom, vou colocar um pouco das fotos da Marina e da Pousada que fomos.

Marina Tamoios:
O legal da Marina é que ela esta dentro da Pousada e é possível alugar barcos para passear pela represa. Muitas pessoas tem barco lá, jetski, caiaque e etc...O máximo!!! Olhem só que delícia e que tranquilidade.
A água é limpinha para mergulhar.

Pousada Iguatiba
Fiquei encantada com a Pousada, Os funcionários SUPER receptivos. Quando a gente chegou já veio uma funcionária com um sorriso gigante "Boa tardeee, sejam bem vindos".
Bem legal.
Queremos voltar lá para ficar um final de semana, é de total relax. Claro que o tempo tem que estar lindo.
No dia que fomos estava perfeito, mas ficamos só para almoçar, Aliás eles tem serviço de day use.
Olhem as fotinhos que tirei:

Área externa -
com piscina, bangalôs e redes para apreciar a vista de represa

piscina aquecida.

Olhem que delicia essa área -
 a paisagem lá atras. (a marina fica lá embaixo)

Restaurante

Total relax essa vista

Olha onde esperamos nosso almoço ficar pronto,
Nessas redes coloridas que achei lindaaaas.

Piscina
Achei um vídeo bem legal que fala sobre a pousada e Marina...quem interessar dá uma real noção do lugar: